Praia da Ribeira do Cavalo: beleza exótica

Protegida pela serra e envolvida por um cenário paradisíaco, a praia da Ribeira do Cavalo, em Sesimbra, é um dos segredos mais bem guardados do nosso país. Tem água límpida e cristalina com uma cor enigmática que nos faz suspirar, tem bonitos e recortados rochedos, que tornam o enquadramento ainda mais apetecível para as câmaras fotográficas, tem uma vegetação virgem a envolvê-la, o que lhe dá uma beleza exótica, tem sossego, uma vez que o seu acesso não é fácil. Está perto o suficiente – o caminho faz-se por terra batida, a partir do porto de abrigo de Sesimbra – mas longe o bastante para não ser opção para muitos.
É uma praia natural, selvagem e quase deserta. Para lá chegar, é preciso dar com o trilho sinuoso de pedras no meio do arvoredo. Mas vale bem a pena! O esforço é recompensado pelo azul turquesa do mar, pelo chilrear dos pássaros que voam livremente por ali, pelo aconchego das pequenas ondas a chegar ao areal.
Para quebrar tamanha perfeição, é preciso dizê-lo, a temperatura da água não é aprazível. Não nos podemos esquecer onde estamos. Mas quem fez o esforço de descer uma encosta tão íngreme, não vai certamente importar-se com tão pequeno pormenor, que não chega para estragar a experiência de estar num lugar tão aprimorado pela natureza. Em absoluta sintonia com o universo.

Créditos da imagem: Helena Simão

Arquivo

4 Comments

  1. Agosto 10, 2016
    Reply

    Ando para lá ir há que tempos, mas não me escapa neste fim-de-semana ou no próximo. Parece um paraíso!

    • Helena Simão
      Agosto 12, 2016
      Reply

      É uma praia que merece uma visita, sem dúvida. Temos cantinhos lindos no nosso país que vale a pena descobrir! Boa praia!

  2. Setembro 7, 2017
    Reply

    Loving the info on this web site, you have done great job on the posts.

    • Helena Simão
      Setembro 25, 2017
      Reply

      Thank you for your comment!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *