Ciutadella: charme de um passado heróico

A ilha espanhola de Menorca é muito mais do que apenas areais e enseadas, é história e o acumular de séculos de um passado dramático, mas, sobretudo, heróico. Ciutadella, a segunda povoação mais importante daquela ilha balear, é a prova de que as atrações turísticas não se resumem às “calas”.
Ciutadella já foi a capital da ilha e guarda essa imponência com todo o seu esplendor. É uma cidade que respira glória e simplicidade, num contraste de ruas e praças, de palácios e habitações, de igrejas e monumentos. Caminhar pelas ruas estreitas do centro histórico lembra-nos o charme da época medieval e, ao mesmo tempo, invoca aquela sensualidade que só Espanha sabe revelar.
Ocupada por cartagineses e invadida, em 1558, por um imenso exército turco, soube aguentar, resistir, defender-se e erguer-se novamente. Vale a pena visitar a praça Es Born, onde foi construído um obelisco que comemora a defesa histórica desse ataque.
Há vários monumentos de inspiração barroca e gótica que merecem uma visita, mas, sem dúvida, o que mais nos chama a atenção é a catedral, construída no século XIII sobre uma antiga mesquita. Mas Ciutadella tem também património arqueológico de referência, como os monumentos megalíticos Torretrencada e Naveta de Es Tudons. Ao fim do dia, passear ao longo do porto, até ao castelo de São Nicolau, mesmo a tempo de ver o sol desaparecer por trás dos edifícios, é um espetáculo imperdível.

Créditos da imagem: Helena Simão

Arquivo

Blogs Portugal

2 Comments

  1. Setembro 7, 2017
    Reply

    There is visibly a bunch to realize about this. I assume you made certain nice points in features also.

    • Helena Simão
      Setembro 26, 2017
      Reply

      Thank your for your comment!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *