Tunes: história, religião e cultura

De olhos postos na Europa, mas com o coração africano, Tunes é uma cidade moderna, intensa e com um passado marcante. A capital da Tunísia, que se debruça sobre o lago de Tunes, foi uma das cidades mais ricas do mundo, entre os séculos XII e XVI, e guarda ainda muitas dessas memórias luxuosas e sumptuosas. Atualmente, divide-se entre a parte antiga, dominada pela medina, e a parte nova, construída, sobretudo, no final do século XIX, quando o território se encontrava sob domínio francês. E é o Portão do Mar que separa passado e presente.
A medina, Património Mundial desde 1979, é um curioso aglomerado de vielas e passagens cobertas, onde as cores intensas se misturam com os aromas fortes. A agitação do comércio de recordações para turistas e as intensas negociações para reduzir os preços são uma constante.
Depois de nos perdermos neste amontoado de lojas, vale a pena conhecer Cartago, uma das estações arqueológicas mais determinantes nos dias de hoje. Cartago foi uma potência da Antiguidade, que disputou com Roma o controlo do Mar Mediterrâneo, dando origem a três guerras Púnicas, que acabaram por ditar a sua destruição. Aquilo que hoje conseguimos ver é a reconstrução feita pelos romanos. Muito dos artefactos encontrados nesta povoação foram levados para o Museu do Bardo, outro ponto obrigatório de visita. É aqui que podemos encontrar a maior coleção de mosaicos romanos do mundo.


A 20 quilómetros do nordeste do centro de Tunes, encontramos a vila de Sidi Bou Said, preenchida por ruas tortuosas e habitações pintadas de branco e azul, encaixadas numa colina. O nome pertence a um santo muçulmano que ali viveu, mas a povoação foi atraindo ao longo do tempo diversos artistas e a própria burguesia tunisina, que ali construiu alguns edifícios luxuosos. As suas esplanadas são um excelente local para terminar o passeio e admirar a vista sobre o mar.

Créditos das imagens: Helena Simão

Arquivo

Blogs Portugal

2 Comments

  1. Janeiro 6, 2018
    Reply

    I simply want to tell you that I’m newbie to weblog and actually enjoyed you’re web site. Likely I’m going to bookmark your blog post . You certainly have impressive stories. With thanks for revealing your website page.

    • Helena Simão
      Fevereiro 25, 2018
      Reply

      Thank you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *