Perder e ganhar

É preciso perder para aprendermos a ser humildes quando ganhamos. É preciso ser vencido para saborear cada vitória merecida. É preciso enfrentar chuva e vento para saber apreciar um belo dia de sol. É preciso conhecer o feio, o difícil, o desanimador, o despropositado, o mau, o cinzento para valorizar o que é belo, o que é fácil, encorajador, o que é foco, o que é bom, a luz das cores.
É nos rios de tristeza que percorrem a nossa vida, de vez em quando, que nos fortificamos, que edificamos a nossa coragem, a nossa determinação, a nossa vontade de superar as paisagens mais agrestes. É nesses obstáculos mais assustadores e mais desafiantes que aprendemos a não nos esconder mais, que aprendemos a sair do nosso esconderijo mais seguro e que nos apresentamos ao mundo como somos. A água da vida, da nossa vida corre sem parar, pronta para nos dar novamente alegria, paz e, sobretudo, sabedoria.
Não sabemos para onde vamos, mas percorremos com ela esse caminho que, apesar de sinuoso, nos dá mais a cada instante e nos torna melhores a todo o momento. Não sabemos para onde vamos, mas isso não importa, desde que o nosso coração siga leve e se sinta grato.

Créditos da imagem: Helena Simão

Arquivo

Blogs Portugal

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *