“Hello, Kristof”: um café e uma revista, por favor!

Do lado de fora, as janelas grandes e a porta de ferro, entreaberta, pouco ou nada indiciam que, no interior, se esconde um espaço de inspiração do Norte da Europa, onde o café e as revistas independentes são os protagonistas. Não fosse o nome “Hello, Kristof”, gravado na montra, convidar-nos a entrar para uma viagem a um mundo de sabores e, sobretudo, de aromas e o número 103 da Rua do Poço dos Negros, em São Bento, Lisboa, passava por um lugar tipicamente português.
Mas não é. Há muito mundo por aqui. Nota-se nos detalhes, na origem dos produtos e nota-se nos rostos de muitos dos que ali se sentam, com calma, a ler uma revista, a conversar com amigos ou a trabalhar.
O responsável pelo projeto, Ricardo Galésio, assume que a ideia foi amadurecendo na sua cabeça depois de uma viagem a Nova Iorque. O universo nórdico que inspira, há muito, este designer gráfico fez o resto e, depois, de encontrado o local, uma antiga tabacaria abandonada há duas décadas, nascia, em Setembro do ano passado, o “Hello, Kristof”.
O responsável optou por manter a estrutura original – as raízes portuguesas estão lá – mas tudo o resto foi intervencionado. O espaço pequeno e minimalista, mas acolhedor e original, é dominado por uma mesa comprida de madeira criada pelo irmão do proprietário, responsável por uma marca portuguesa de mobiliário. Mas a personalidade do lugar está na parede de fundo revestida de algumas das mais prestigiadas revistas internacionais ligadas à moda, comida, viagens, design e, como não podia deixar de ser, ao café.
Escolho uma das mesas mais pequenas, num dos cantos da sala, e dirijo-me ao balcão, para pedir o tal café, de espécie Arábica, oriundo da Costa Rica, moído na hora. Usado nos países nórdicos, este não é um café que seja frequente encontrar em Portugal. As opções são diversas, como o macchiato, o americano, o cappuccino ou o latte, mas, como ainda é de manhã, opto pelo expresso.

Antes disso, perco-me na ementa, simples, mas com sugestões muito apelativas. Escolho o açaí com fruta e granola, uma taça grande, deliciosa e muito saciante, e, de seguida, uma das tibornas da casa, a de queijo chèvre, com nozes e cebola caramelizada em pão sem glúten. Já não consigo provar o bolo de cenoura ou o brownie de caramelo salgado, bolos caseiros que têm muita procura, garante o responsável. No final deste brunch, deixo-me envolver pelo aroma do café e pelo seu sabor leve, mas intenso.
O sumo do dia ou o chá gelado são outras opções que acompanham bem com uma das quatro tibornas disponíveis na ementa: abacate, salmão, chèvre e caprese. Há também leite sem lactose e bebida de amêndoa para vegetarianos e vegans.
O “Hello, Kristof” é ideal para pequenos-almoços, snacks, almoços ligeiros ou lanches. Os preços são um pouco elevados, ainda que os produtos sejam de qualidade. Está aberto das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Créditos da imagem: Helena Simão
Este texto integra a rubrica “Saborear” do portal SAPO Viagens.

Hello, Kristof Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Arquivo

Blogs Portugal

4 Comments

  1. Setembro 7, 2017
    Reply

    I actually wanted to write down a quick remark so as to say thanks to you for all of the marvelous tips and hints you are giving at this website. My prolonged internet search has finally been paid with good quality tips to write about with my classmates and friends. I would point out that many of us site visitors actually are quite fortunate to dwell in a fine community with so many brilliant professionals with beneficial things. I feel quite grateful to have encountered your entire web page and look forward to many more exciting times reading here. Thanks once more for a lot of things.

    • Helena Simão
      Fevereiro 27, 2018
      Reply

      Thank you!

  2. Janeiro 5, 2018
    Reply

    I simply want to tell you that I am newbie to blogging and site-building and definitely enjoyed this web page. Likely I’m going to bookmark your blog post . You certainly have fantastic well written articles. Bless you for revealing your website.

    • Helena Simão
      Fevereiro 27, 2018
      Reply

      Thank you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *