Banguecoque: imponência do mármore

Os tailandeses são budistas, na sua grande maioria. Estima-se que 95% da população seja seguidora dos ensinamentos de Buda. Com uma população de cerca de 14 milhões de pessoas na Área Metropolitana da capital Banguecoque, não será, por isso, de estranhar que haja mais de 400 templos construídos para agradecer e seguir as suas práticas e tradições. O Templo de Mármore ou Wat Benchamabophit é um dos mais emblemáticos.


Salta imediatamente à vista o mármore branco oriundo de Carrara, em Itália, o telhado avermelhado numa espécie de efeito em cascata, bem como os detalhes dourados que conferem ao edifício imponência e, ao mesmo tempo, harmonia. Foi construído durante o reinado de Rama V, em 1899, por um arquiteto e um engenheiro italianos que, ao mármore, resolveram acrescentar elementos, como vitrais. É um exemplo maior da arquitetura moderna tailandesa.
Temos de nos descalçar para entrar na sala principal do templo, como é habitual na Tailândia. E, no seu interior, impera um silêncio de devoção a Buda, que está representado num altar com uma estátua dourada toda iluminada por um fundo azul.


No claustro, encontramos mais de 50 estátuas de Buda, que simbolizam os diferentes estilos do budismo.


Para lá chegar, o melhor será ir de táxi. Os valores são bastante acessíveis, embora seja necessário regatear e definir o preço no início da viagem e declinar qualquer ida a centros comerciais, onde os taxistas recebem comissões por levarem turistas.

Créditos das imagens: Helena Simão

 

Arquivo

Blogs Portugal

2 Comments

  1. Janeiro 6, 2018
    Reply

    I simply want to say I am newbie to blogs and actually savored your web site. Probably I’m likely to bookmark your website . You actually come with fabulous stories. Cheers for revealing your blog.

    • Helena Simão
      Fevereiro 25, 2018
      Reply

      Thank you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *