Menu do Bem: novidades na Tasca Fit

Que nesta tasca acontecem “coisas boas”, entenda-se sabores reinventados da cozinha tradicional portuguesa e, ao mesmo tempo, amigos da nossa saúde, nós já sabíamos. O que ainda não sabíamos era que o menu da Tasca Fit, restaurante que abriu no final de Março, perto do Arco do Cego, em Lisboa, inclui, a partir de agora, uma opção “do Bem by Catarina Lopes”. A nutricionista, que partilha diariamente com milhares de seguidores nas redes sociais a sua paixão pelos alimentos saudáveis, acaba de criar uma parceria com o espaço.
Catarina conheceu o restaurante assim que abriu e, desde então, tornou-se uma cliente assídua. Tal como André Borralho, o proprietário do restaurante, a nutricionista acredita que comer de forma saudável não implica deixar de comer “com sabor, com cor e diversão”. A partilha de conhecimento entre ambos culminou no lançamento deste novo menu, no dia 1 de Outubro.
Para criar o “Menu do Bem”, Catarina inspirou-se nos seus gostos pessoais e nas viagens que tem feito pelo mundo, mas foi buscar às suas raízes algarvias alguns alimentos, tais como a laranja, a batata doce e a amêndoa. O resultado é completo, em termos nutricionais, intenso, requintado e, simultaneamente, muito simples.
Quem conhece e acompanha a nutricionista, sobretudo no Instagram, sabe da sua “paixão” por abacates, pelo que a entrada não poderia ser outra. Eis que à mesa chega abacate recheado com húmus e especiarias. Cor não falta a este prato, que parece simples, mas está recheado de sabores surpreendentes e intensos, como a curcuma, paprika, sésamo e sementes de papoila. Para esta entrada, “inspirei-me num restaurante que conheci em Amesterdão, na Holanda, onde todas as receitas têm abacate. Foi um local onde adorei ter estado”, conta a nutricionista.


Vamos lá, então, experimentar. Garfada a garfada, os sabores distintos destas especiarias e sementes juntam-se na boca, camada a camada, levando-nos numa longa viagem pelos paladares mais exóticos e quentes.
Crescia a expetativa para o prato principal: salmão com crosta de amêndoa, batata doce roxa e redução de laranja. A apresentação bem cuidada merece uma nota alta, faltava conhecer o sabor. O contraste entre a amêndoa e o peixe não podia ser mais equilibrado. Por outro lado, a acidez da laranja combina perfeitamente com a doçura da batata doce. Além de ser “do bem”, é muito bom. E ainda não chegámos à sobremesa.


“Para terminar a refeição, resolvi criar algo mais leve, já que o salmão e a batata doce são mais pesados”, antecipa Catarina enquanto é servida uma tarte raw (crua) de frutos do bosque com um toque cítrico de limão. E o melhor? Não tem açúcar. Tem tâmaras, frutos secos e frutos vermelhos numa sinfonia de sabor na dose certa para que nenhum deles sobressaia mais do que os outros.


O “Menu do Bem” custa 25 euros e está disponível ao almoço e ao jantar, até ao final de Outubro. Em Novembro, estão prometidas novas sugestões “do Bem”.
Além desta novidade, toda a carta da Tasca Fit foi renovada para a estação mais fria e há muitos pratos novos, como o lombo de vaca acompanhado por uma floresta de legumes em cama de puré de ervilha.

Créditos das imagens: Helena Simão e Catarina Lopes
Este texto integra a rubrica “Saborear” do portal SAPO Viagens.

Arquivo

Blogs Portugal

4 Comments

  1. Janeiro 5, 2018
    Reply

    I just want to say I am just new to blogs and absolutely liked your web page. More than likely I’m want to bookmark your blog post . You certainly come with beneficial articles. With thanks for sharing your web-site.

    • Helena Simão
      Janeiro 19, 2018
      Reply

      Thank you for your comment!

  2. Janeiro 6, 2018
    Reply

    I simply want to tell you that I’m very new to blogging and site-building and definitely enjoyed you’re blog. Probably I’m want to bookmark your blog . You actually have exceptional articles and reviews. Thank you for sharing your website page.

    • Helena Simão
      Fevereiro 25, 2018
      Reply

      Thank you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *