Certezas

Há certezas que mais vale não ter, palavras que mais vale não dizer, coisas que mais vale não ver. As certezas absolutas passam a dúvidas, as afirmações transformam-se em interrogações, os pontos finais em reticências. Há verdades que nos abalam profundamente, que nos deixam estatelados ao comprido, sem reação, em choque, sem ter qualquer ideia do que fazer a seguir.
Há certezas que deitam por terra todos os alicerces sobre os quais assentava o nosso chão, que destroem as redes que amparavam os nossos jogos e que derrubam as paredes que julgávamos ser a nossa casa. De um momento para o outro, a perspetiva muda, o mundo muda ou tu mudas. Não é magia, é evolução, é crescimento, maturidade.
As coisas mudam para que possas ter oportunidades diferentes, para que aprendas as lições que precisas de aprender. Tu mudas porque percebes que, se continuares a fazer tudo na mesma, os resultados não vão ser melhores.
As certezas são para quem acha que sabe tudo, mas na verdade está a muitos degraus da experiência da vida. Não precisas de nenhuma certeza, de nenhuma garantia, de nenhuma verdade absoluta. Precisas, sim, de espaço para aprender, de espírito aventureiro e de leveza para mudar de lugar e continuar a ver um mundo maravilhoso à tua frente.

Créditos da imagem: Anderson Silva

Arquivo

Blogs Portugal

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *