Escolho estar do lado bom da vida, do lado sol, do lado sorriso. Escolho ser leve, apesar do peso da vida. Escolho ser livre apesar das obrigações dos dias. Escolho ser focada apesar dos sorrisos dispersos e das portas quase sempre trancadas.
Escolho agradecer em vez de criticar, sorrir em vez de lamentar, fazer em vez de culpar os outros pelo que não me acontece. O caminho não se torna menos tortuoso, as dificuldades não são reduzidas, o sofrimento não é aliviado. Os obstáculos que vêm não ficam mais leves, as decisões não ficam mais fáceis, os nãos que a vida me vai dando não ficam menos cravados na pele. Mas há um sentido que se torna mais claro, uma direção que se mostra.
É como se sorrir tornasse o objetivo mais definido e o sonho mais nítido. Escolher o lado positivo da vida não elimina os momentos negativos e as fases mais negras. Mas abre o coração para o que realmente importa. Desperta-me para a urgência de viver, para a pressa de sentir, para a rapidez com que os momentos desaparecem. Com toda a calma do mundo.
Créditos da imagem: Helena Simão
Seja o primeiro a comentar