Calçado amigo do ambiente e dos animais? Sim, existe e é uma ideia portuguesa. A Verney nasceu há pouco mais de um ano com o objetivo de produzir sapatos a partir de materiais amigos do ambiente, como as fibras sintéticas e naturais e até cereais, livres de quaisquer vestígios animais na sua composição.
Além destas preocupações sustentáveis e éticas, houve também um enorme cuidado com o conforto e a durabilidade do calçado. As palmilhas são compostas por materiais, como EVA (material que utiliza etil, vinil e acetato), látex e esponja de alta densidade.
O design é de inspiração nórdica e foi já lançada uma gama completa de produtos, desde sandálias a botas. Cada modelo tem o nome de uma mulher começado sempre pela letra V, como Veronica ou Vanda.
O nome Verney é, aliás, uma curiosidade interessante. Luís António Verney foi um filósofo português do século XVIII e uma importante figura do Iluminismo. Ora, esta marca vegan “nasceu da vontade de criar um mundo melhor, mais livre e mais justo para todos: seres humanos, animais e plantas”, como se pode ler no site, muito à semelhança das ideias iluministas de há 300 anos.
O calçado é produzido em fábricas de Guimarães, Felgueiras e São João da Madeira e os preços começam nos 65 euros. E, tal como os sapatos, também as embalagens são produzidas a partir de materiais reciclados e as colas usadas não têm vestígios animais.
Seja o primeiro a comentar