Roma: fonte de inspiração

Impressiona pelo tamanho, pela beleza, pela exuberância, pela grandiosidade. Chegar à praça, onde se encontra a Fonte de Trevi, em pleno centro histórico de Roma, em Itália, é um momento arrebatador. Com tantos turistas a querer aproveitar todos os segundos, junto daquela que é uma das mais belas fontes do mundo, desvanece-se um pouco a magia que o momento merecia. Mas, após este primeiro impacto, os nossos olhos deixam-se cativar pelos pormenores daquele quadro com 26 metros de altura e 20 metros de largura. E acabamos por ignorar a azáfama de ruído à nossa volta.
A obra resulta de um antigo costume romano de erguer uma fonte no final de um aqueduto. Neste caso, ali desembocam três vias, daí o nome trevi. Conta a lenda que uma jovem teria salvo um grupo de soldados romanos ao guiá-los para esta fonte. Isto há cerca de dois mil anos. A fonte atual, do século XVIII, de estilo barroco, foi projetada por Nicola Salvi.
Hoje, quem ali vai, não procura matar a sede, antes saciar a alma. A imponente fonte é uma obra de arte ao ar livre, um inesperado presente de uma cidade que, mesmo sem aquele cenário, já era uma verdadeira fonte de inspiração. Mas não seria a mesma coisa, principalmente, para os apaixonados que ali lançam as suas moedas e todos os seus desejos.

Créditos da imagem: Helena Simão

Arquivo

Blogs Portugal

2 Comments

  1. Setembro 7, 2017
    Reply

    Have you ever thought about including a little bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and all. However think of if you added some great graphics or videos to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and video clips, this website could certainly be one of the very best in its field. Amazing blog!

    • Helena Simão
      Setembro 25, 2017
      Reply

      Thank you for your comment!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *